sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Evolução no Carnaval?

Só pelos temas abordados na festa em SP, parece haver mudança no ar...
Tenho que dizer, nunca fui muito de assistir aos desfiles de escola de samba do Rio e Sampa. Primeiro porque me pareciam todas as escolas iguais, chegava uma hora que eu não estava nem aí pra fantasia aqui, bunda alí... Segundo, porque os comentaristas da Globo realmente conseguem falar muita bestera, pelo amor de deus! Mas principalmente porque eu tinha mais a fazer: aproveitar o meu carnaval!
Mas uma coisa me chamou atenção nesta última festa: os temas (ou samba enredo) parecem ter evoluído, ao menos em SP. Digo isso porque, se na paulicéia notou-se uma maior criatividade neste ponto, usando a força do carnaval pra explorar pontos como a ecologia, a educação (tema da vencedora Vai-vai), o aquecimento global, etc., pelo que ví os temas cariocas não saíram da mesmice de sempre: é a família real no Brasil, a colonização, os índios e os portugueses, o gás (?!) e a aquela porcaria de sempre, na maioria...
Enfim, pareceu a este leigo que, enquanto o Rio mantinha a festa como pura estética, só uma oportunidade pra lucrar com o turismo e mostrar a enxurrada de famosos pela avenida, independende de qualquer outra mensagem, em SP aproveitou-se para, ao menos em parte, transmitir alguma informação, alguma conscientização.
Não que eu ache isso a superação da nação brasileira da massificação alienada, mas parece ter sido um sinal interessante de que algumas pessoas estão dispostas a pensar e, pelo menos um pouco, levar a idéia a diante, ainda que alguns só queiram rebolar pra câmera mesmo!!
Abraço a todos!

Nenhum comentário: