quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

A Maldição de Lula

Ótimas intenções continuam paralisadas pela lerdeza e ineficiência

Confesso achar que na presidência temos uma pessoa muito bem intencionada que acha se esforçar para um Brasil melhor. Tem planos bons, discurso e, a princípio, boa-fé.

Acontece que este governo é amaldiçoado pela lerdeza. Não que o governo, em geral, não seja lerdo e dispendioso, isto é adjetivo de qualquer um. Mas este, em especial, se supera a cada dia!

Saiu na Folha de hoje matéria que diz que a lentidão na indicação dos novos ministros já está impedindo seu funcionamento. Lógico, ninguém trabalha na indefinição. A eleição já tem 4 meses e o Lula ainda não decidiu nem quem vai pra qual ministério!

Desde de 2003 que todo dia são anunciadas ótimas iniciativas, temos ótimas oportunidades, pessoas inteligentes, recursos disponíveis, e nada. Não acontece nada. Nada sai do papel, ou nem chega nele. E quando chega, é depois de um parto!

A lei das PPP’s saiu em 2004 e só agora foi anunciado o primeiro projeto (duas estradas na Bahia)! A transposição do São Francisco está em pauta em “regime de urgência” há 4 anos e nada. A escolha do padrão de TV digital demorou 4 anos pra sair. A licitação dos novos aviões da FAB, aí desde o FHC, demorou anos e foi cancelada. Ainda não temos projeto para a educação básica e fundamental. Há 4 anos os ministérios nem conseguem gastar a verba mínima a que têm acesso por pura incompetência.

Curioso notar que a única parte do governo que “deu certo” foi a área econômica, cuja condução foi dada de “porteira fechada” para o Palocci e sua turma. Opiniões à parte, ele era, junto com a ministra Dilma, a única pessoa com competência, experiência e peito pra tomar decisões e tocar a máquina.

Tudo isso parece ser resultado de uma só coisa: um partido cheio de ideais que ficou décadas tentando chegar ao poder, mas não se preparou pra isso. O presidente e seus líderes batem cabeça, não demonstram nenhuma racionalização, eficiência, rapidez. Enfim, falta a competência administrativa mínima para o governo ser o que todos (inclusive o PT) querem que ele seja. Pelo jeito, nem só de entusiasmo e idéias se faz um governo.

Esperava que o segundo mandato fosse melhor pelo conhecimento que adquiriram no primeiro, mas até agora... Além do Brasil se dar ao luxo de ter um governo que “aprende na prática”, parece que ele é mau aluno!

Nenhum comentário: