segunda-feira, 25 de maio de 2009

Bolsa Família ou “Bolsa Ruína”?

À parte de seu mérito questionável, o benefício acumula irregularidades

*Artigo enviado por colaborador!
A notícia já tem uns dias, mas não dá pra acreditar, muito menos deixar passar! Após investigação do Tribunal de Contas da União (TCU), foram descobertas inúmeras irregularidades com o Bolsa Família (BF), um daqueles programas tão falados e elogiados pelo nosso querido e embriagado (de paz e amor, é claro) presidente Lula e por toda sua trupe (inclusive aqueles “baba-ovos” que riem - com uma falsidade digna de Lima Duarte em sua melhor fase - das variadas e constantes “gracinhas” presidenciais).

Todos nós, “acostumados” com a farra da corrupção no Brasil, seja no comandando da Direita, da Esquerda e, se bobear, até do “Meio”, já sabíamos que famílias receberiam a ajuda do BF sem necessidade. Mas ter 577 (QUINHENTOS E SETENTA E SETE!!!) BF pagos a políticos ELEITOS (os não eleitos são 20 vezes mais) é ABSURDO! É levar tapa na cara do Governo. Aliás, tapa não! Murro, cotovelada, chute, joelhada...

Quer dizer... 577 patifes já “roubam” meu dinheiro para receber seu salário de Deputado, Vereador, Prefeito, etc. E eles ainda querem um “complemento” e conseguem isso com o Bolsa Família?!?!? Aposto que se eles quiserem aumentar a varanda de seus “Castelos”, podem entrar em alguns movimentos não tão legítimos assim ou obter uma ajudinha com a MP da grilagem na Amazônia.

E olha que não estou citando os mortos beneficiados com o BF. Afinal, vai que eles não conseguiram uma vaguinha no Céu?!?!? Precisam de algum dim-dim para pagar aluguel ao Sérgio Naya, responsável pela construção e controle das moradias na parte mais quente do “outro mundo”.

Também não vou reclamar das famílias que recebem o BF e possuem um, dois ou três carros. Afinal, como é que elas vão encher o tanque dos possantes sem mais essa rendinha extra retirada do nosso bolso?!?! Não posso ser tão cruel a ponto de reclamar disso!

Não peço que vocês guardem as opinativas informações que passei acima, mas clamo, encarecidamente, que vocês gravem um número (anotem, se quiser): R$ 350.000.000 (trezentos e cinqüenta milhões). Esse é o valor real (e em reais) do prejuízo que tivemos com as irregularidades do Bolsa Família.

E olha que tudo isso sem entrar no mérito sobre o “benefício social” do programa: uma parcela do povo precisa urgentemente de recursos, mas comprar opinião com o peixe e deixar a vara de pescar no armário não nos parece muito transformador. A educação básica, uma das únicas vias de saída, taí no chão pra todo mundo ver... É o problema da falta de contrapartida.

E isso é porque pouco se fala de outros benefícios, que acumulam tantas irregularidades quanto o BF. De 2001, o BPC (Benefício de Prestação Continuada), passou o custo do BF e hoje gasta 0,5% do nosso PIB (R$14 bi) pra dar um salário mínimo pra idosos e deficientes pobres. O problema é que o TCU apontou que ao menos 10% dos benefícios são pagos irregularmente, por gente que se aproveita do dinheiro de quem precisa pra enfiar a mão no nosso bolso. É um povo muito honesto esse, viu...

Abaixo, alguns links sobre as irregularidades do Bolsa Família:

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,mortos-e-politicos-recebem-bolsa-familia--diz-auditoria-do-tcu,366599,0.htm
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u561674.shtml
http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1111536-5601,00.html
http://www.emtemporeal.com.br/index.asp?area=2&dia=07&mes=05&ano=2009&idnoticia=76410
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u560549.shtml

Imagem extraída de: http://libertocrata.blogspot.com/2008/07/blog-post.html
(Se o proprietário deste direito se incomoda com a exibição, comente: leonidas-esparta300blog@bol.com.br)

Nenhum comentário: