quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Anteciparam 1º de abril!

Confira o humor de Gilmar Mendes e Sarney

Acho que este ano anteciparam o 1º de abril para o dia 2 de fevereiro, dia em que 2 autoridades fizeram discursos dignos de um ‘stand-up comedy’.

O presidente do Senado José Sarney, abrindo os trabalhos da casa em 2010, lançou mais um daqueles discursos lindos e completamente fora da realidade. Disse que a “transparência, moralidade, eficiência e trabalho” devem pautar a legislatura deste ano. Pena que alguém não gritou da platéia “o Sr. é um fanfarrão, Sr. 06!!”.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u688124.shtml

Para completar, no mesmo dia o chefe do Judiciário, presidente do STF Gilmar Mendes, disse que a lentidão do Judiciário é um mito! A demora seria pontual, e não um problema sistêmico da Justiça brasileira. E você achando que o Judiciário era lerdo, hein...

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u688088.shtml

Só queria ver ele falar isso nos corredores da Justiça Federal São Paulo, ou no fórum de Santo Amaro, ou em qualquer um dos milhões de lugares “pontuais” em que a Justiça demora anos para um simples despacho. Lembrando do Joaquim Barbosa, que disse pro Gilmar sair às ruas, poderia dizer: “Gilmar, saia aos fóruns! Vá aos cartórios pedir um processo antes de fazer piada!”.

Retomando uma matéria do Estadão de 2009, veja que o Gilmar também acha que as faltas dos Ministros do Supremo não atrapalham os julgamentos. Em 24 sessões plenárias, os 11 só estiveram presentes juntos em 6 delas. Enquanto isso, julgamentos essenciais estão na prateleira do próprio STF há anos aguardando apreciação!

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090512/not_imp369387,0.php

Daí me lembro das notícias do STJ e do STF que dizem que julgaram milhares de processos em um mês, em ‘multirão’, etc. só não falam o resultado dos julgamentos, já que a grande maioria dos recursos é simplesmente rejeitada por não cumprir formalidades estúpidas e criadas com o único objetivo da evitar com que os tribunais superiores apreciem o caso, aliviando o trabalho. Qualquer advogado hoje sabe que a principal função constitucional destes órgãos hoje é NÃO JULGAR. Se não tiver outro jeito, depois de muito esforço, alguém lê o seu recurso. E por alguém eu quero dizer o assessor, claro...

E pra lembrar ou pra quem não conhece, tem aquele caso da petição com os desenhos da vela de aniversário do processo e do caixão, quando o autor morreu antes do julgamento:

http://www.conjur.com.br/2008-dez-14/advogado_desenha_peticao_ilustrar_lentidao_juiz

Ainda teve aquele professor que dizia que não tem essa de justiça que tarda mas não falha. A Justiça que tarda já falhou...

Gente, mandem sugestões de matérias!
Abraços!

Nenhum comentário: