quarta-feira, 24 de março de 2010

CQC – sua opinião!

Palhaçada por audiência ou crítica televisiva de vanguarda?

Há pouco os membros deste grupo levantaram uma discussão sobre este programa que, além do sucesso de Ibope, tem trazido algumas novidades para a TV, como a comédia como meio de intervir criticamente no cenário político, sobretudo. Uma forma de introduzir e divulgar o tema para o brasileiro médio, em geral alienado, ao mesmo tempo em que faria um trabalho social como mídia de fiscalização e cobrança da classe política.

Mas seria esta de fato a intenção do programa, ou seria apenas uma roupagem, uma desculpa politicamente correta para fazer com mais ‘classe’ um humor escrachado à la Pânico, no qual o importante é a palhaçada pura e simples, em prol da audiência e da grana do merchandising?

É fato que o programa tem espaços publicitários inseridos a todo o momento, e que comumente forçam a barra para, deixando a eventual crítica em segundo plano, fazer piada com quem quer que seja, independente se a crítica é ‘justa’ ou não, ou se é válida naquele momento. Uns integrantes mais que outros, então, estão lá simplesmente para fazer palhaçada mesmo, para dar tiradas sexistas eventuais, o resto é resto...

Neste sentido, gostaria muito que vocês dessem sua opinião, já que o tema mostrou esta polêmica. Deixe sua opinião clicando em “comente”, logo abaixo, escreva o que acha ou simplesmente classifique o programa em: (a) nunca vi, não vejo graça; (b) BABACAS! - palhaçada apelativa por audiência; (c) perderam a mão, não serve pra nada; (d) crítica eventual, tem seu valor; ou (e) pioneiro, é o que a TV brasileira estava precisando! – depois consolido as respostas e posto. Quase fiz uma pesquisa on-line pelo atomz ou quizilla, mas dá muito trabalho! Se vocês merecerem depois eu faço uma!

Na minha humilde opinião, contudo, acho que o programa é bem válido. Cometem-se muitos pecados propositais em favor da audiência, preferindo em geral a superficialidade cômica? Sim, certamente. Mas cada um tem seu objetivo! Pra quem quer profundidade mesmo, vejam no mesmo horário de segunda-feira o Roda Viva na Cultura. Enquanto isso, o CQC cumpre bem seu papel de fazer o tema político ser menos alheio às pessoas, ainda que usando a comédia como linguagem. Na medida do possível, passa muitas mensagens positivas e ao colocar o microfone na cara dos governantes os deixam mais expostos ao público, fazem algumas denúncias, etc.

Como exemplo cito o programa desta segunda em que filmaram a doação de uma TV à uma escola e colocaram um rastreador GPS em segredo, apenas para flagrar a mesma TV na casa de um funcionário da escola. Crime evidente, mais uma vez exposta a malandragem do brasileiro... para finalizar em grande estilo, o TJSP ainda deu um belo chega pra lá numa decisão da juíza da Fazenda Pública de Barueri que censurava o programa. Pra quem conhece, sabe de quem estou falando, oh mulher difícil! Excelente! Teve até o prefeito chamando o CQC de babacas, aos berros:
http://blogs.estadao.com.br/radar-politico/2010/03/22/apos-desistir-de-acao-prefeito-de-barueri-chama-integrantes-do-cqc-de-babacas/

Enfim, na mídia atual, em que reinam os Big Brothers, as aberrações instantâneas, o noticiário desastre, não há como não reconhecer o papel positivo deste programa, ainda que não ideal. Em português claro: quem não tem cão, caça com gato! Parabéns ao CQC então, que mais programas sejam como ele! Não concordou? Então comente!!

http://www.band.com.br/cqc/

Um comentário:

Leônidas disse...

Calma gente, tem espaço pra todo mundo! ... nossa, é que é muito comentário para um post só!!